sexta-feira, 23 de março de 2012

Lixo e Meio Ambiente


A responsabilidade na preservação do meio ambiente depende de cada um nós, principalmente se iniciamos em nossa própria casa, com os cuidados necessários na hora de coletar o lixo. Essa pequena atitude pode se ampliar para os cuidados com os rios, os parques, entre outros espaços que são essenciais para nossa vida.

Isso é algo que pode ser feito nas cidades que já desenvolvem a coleta seletiva do lixo, isto é, onde é feita a separação de cada tipo de lixo, possibilitando que alguns tipos possam ser reutilizados, como vidros, plásticos, latas, etc.

Em algumas cidades, mesmo não acontecendo esse tipo de coleta, podemos organizar melhor o lixo de nossas casas, até que seja recolhido, separando o lixo que pode ser aproveitado numa horta caseira, classificado como orgânico, daqueles que podem ser reciclados, classificados como lixo inorgânico.
Os fatos mais comuns é vermos os rios cheios de sacolas e garrafas plásticas, as galerias entupidas quando acontecem grandes chuvas, o lixo acumulado às margens das estradas que dão acesso às cidades. Isso se dá, muitas vezes, por não haver um destino adequado para esse lixo, como aterro sanitário. Tudo isso, é motivo para, além de prejudicar o meio ambiente, comprometer nossa saúde.

O jeito adequado de organizarmos o lixo, dando o seu devido destino, deve ser um compromisso com a preservação do meio ambiente, mas principalmente com a nossa saúde.

Portanto, líder, você como um agente que ajuda a promover a saúde em sua comunidade, pode orientar às famílias sobre os cuidados com o lixo produzido em casa, evitando que esse
lixo atraia animais que podem causar sérias doenças principalmente às crianças. Além disso, com a aplicação dessas orientações de cada família acompanhada pela Pastoral da Criança, formará uma rede, para que essa grande fonte de saúde humana, que é o meio ambiente, seja sempre preservada.

Maria das Graças Silva
Assessora técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário