sábado, 30 de junho de 2012

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BANANA E DA LINHAÇA PARA MANTER A SAÚDE EM DIA


CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BANANA E DA LINHAÇA PARA MANTER A SAÚDE EM DIA

Muito se fala sobre a necessidade de ter uma alimentação saudável e balanceada para manter a saúde em dia e o corpo ideal. E no meio da farta oferta de frutas, legumes, grãos e hortaliças no mercado, dois alimentos se destacam pela quantidade de benefícios que trazem para o dia a dia, quando consumidos regularmente: banana e linhaça.
— A banana é rica em vitaminas e potássio. Então, para quem faz exercício fisico, ela é uma ótima aliada, pois aumenta a energia e evita câimbras. Existem também estudos que afirmam que nela há características para auxiliar nos tratamentos de hipertensão e depressão — explica Andréa Uzêda, nutricionista da Clínica Dicorp.
Já a linhaça tem várias propriedades benéficas à saúde, comenta a nutricionista:
— Ela é rica em proteínas, fibras, vitaminas, minerais, ômega 3 e ômega 6, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo o LDL, chamado de colesterol ruim. A linhaça ainda ajuda no emagrecimento, pois aumenta a saciedade. Além disso, tem uma substância chamada lignana, que atua na prevenção do câncer de mama e dimnui sintomas da menopausa.
Unidas, então, a banana e a linhaça são ainda mais poderosas, segundo Andréa.
— Como a fruta tem muita fibra, consumida com a linhaça diminui a glicose e o colesterol, e melhora o funcionamento intestinal. Você pode adicioná-la na vitamina, por exemplo — indica.
Mas não adianta sair por aí ingerindo pencas de bananas e quilos de linhaça todos os dias. Deve-se evitar o alto consumo devido ao conteúdo calórico de ambos os alimentos.
— Em excesso, eles podem diminuir a absorção de nutrientes pelo corpo. A porção recomendada é de uma banana diária e até duas colheres de chá de linhaça por dia. Diabéticos devem tomar cuidado com a banana, pois ela tem a frutose como seu açúcar natural — recomenda Andréa.
RECEITINHAS:
Vitamina de banana com linhaça
Ingredientes: 200 ml de leite desnatado, ½ banana nanica, 1 ameixa seca sem caroço, 2 colheres de sopa de sementes de linhaça.
Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, até que as sementes de linhaça trituradas. Não adoce.
Bolo de banana com linhaça
Ingredientes: 3 bananas grandes picadas, 1 xícara de chá de óleo, 4 ovos inteiros, 2 xícaras de chá de açúcar, 100g de linhaça, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de $de fermento.
Modo de preparo: Bata bem no liqüidificador os 5 primeiros ingredientes. Junte a farinha aos poucos e depois bata. Coloque o fermento e termine de bater. Transfira a massa para uma forma grande untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido (aproximadamente 210º graus).

Data Edição: 11/05/2011
Fonte: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/conheca-os-beneficios-da-banana-da-linhaca-para-mant

Nenhum comentário:

Postar um comentário