quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O destino adequado do lixo




Diariamente jogamos no Meio Ambiente, produtos altamente tóxicos e poluentes, às vezes, sem termos consciência. A despreocupação das autoridades se reflete na falta de informação da população, resultando nos grandes danos dia após dia. O destino mais comum que se dá para qualquer resíduo no Brasil são os chamados “Lixões”. Em aproximadamente 70% das cidades brasileiras, os resíduos ainda são jogados neste destino final. 13% dos municípios destinam seus resíduos a aterros sanitários e 17% em aterros controlados. Menos de 10% dos municípios brasileiros realizam coleta seletiva e reciclagem. Cabe a todos contribuir de alguma forma para minimizar esses impactos ao nosso planeta. Mudando alguns hábitos, podemos dar um destino adequado ao lixo, pois sua destinação é de acordo com cada tipo de resíduos que o constitui. Veja a Lista abaixo com a destinação adequada dos resíduos.
FAÇA SUA PARTE!
Material
Destinação
Pilhas e baterias
Destinar a qualquer estabelecimento que comercialize estes produtos. Exceto as pilhas alcalinas podem ser depositadas no lixo domiciliar, pois já estão de acordo com as normas estabelecidas.
Cartucho
Recarregar sempre que possível, caso não possa ser recarregado destinar a reciclagem.
Disquetes
Destinar a reciclagem.
Eletro-eletrônico
Doa a Entidades assistenciais que consertam e doam a comunidade. Assistências técnicas aceitam aparelhos danificados para o aproveitamento de peças. O mais importante é NÃO COLOCAR JUNTO AO LIXO COMUM.
Isopor
Utilizar produtos alternativos, como a Bioespuma;

Lâmpada florescente
Destinar a qualquer estabelecimento que comercialize estes produtos.
Pneus
Destinar a qualquer estabelecimento que comercialize estes produtos ou a reciclagem.
Remédios
Dentro da validade destinar a doação para quem possa fazer uso. Fora da validade descartar seu conteúdo via vaso sanitário e destinar sua embalagem de acordo com a sua natureza.
Tinta solvente
As tintas a base de água devem ficar na lata aberta durante algum tempo para que o oxigênio reaja, só assim pode ser jogada fora. Os outros tipos de tintas e os solventes deve ser usar até o final conforme as instruções na embalagem. Nunca despeje tintas e solventes no esgoto, cursos de água, plantas ou no solo, pois pode provocar intoxicação e morte de plantas, animais e seres humanos.
Veneno de uso domiciliar
Não reutilizar as embalagens, acondicionar em sacos individuais e descartar no lixo reciclável. Em caso de envenenamento procure um médico.
Latas
Reutilizar ou encaminhar para reciclagem.
Vidros
Reutilizar ou encaminhar para reciclagem mesmo que estejam quebrados a exceção do lixo hospitalar, cujo destino é incineração.
Pets
Reutilizar ou encaminhar para reciclagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário