segunda-feira, 4 de março de 2013

Irmã Vera -“Eis-me aqui, envia-me” (Is. 6,8)

Jornal 195 • Irmã Vera -“Eis-me aqui, envia-me” (Is. 6,8) PDF Imprimir E-mail
Como é bom poder nos encontrar novamente através do Jornal da Pastoral da Criança. Este nosso diálogo é para manter você sempre muito entusiasmado e encantado, tanto na missão como na sua vida pessoal e familiar. Como você tem passado? Como vai a sua família? Conseguindo superar os desafios da vida?
Eu sei de suas dificuldades e também das alegrias que você encontra na missão junto às famílias que você acompanha. Nem sempre é fácil a gente ser firme na nossa missão de levar vida plena às crianças e gestantes. E, por falar em gestantes, quero apenas lembrar que este mês temos o MUTIRÃO EM BUSCA DA GESTANTE. Você, líder, já escutou falar dos primeiros mil dias? Pergunte para a sua coordenadora de ramo e depois veja se a Pastoral da Criança tem razão de acompanhar e fazer o mutirão da gestante. Sei que é um desafio, mas foi para isso que o Senhor Jesus nos convidou. As dificuldades são muitas, mas pense que no Brasil são milhares de líderes que têm a mesma missão. Em sua comunidade, há vários líderes engajados no mesmo trabalho. Vamos nos ajudar mutuamente e nos animar uns aos outros.
Neste mês, estamos começando a Quaresma. Este ano a nossa Igreja escolheu como Tema “Juventude e Fraternidade” e como lema a resposta à vocação do Profeta Isaías. “Eis-me aqui, envia-me.”(Is 6,8) Tenho certeza que cada um de nós, liderança da Pastoral da Criança, nos encontramos também comprometidos com esse lema. Continuamente, somos interpelados sobre o nosso chamado e missão a qual o Senhor nos confiou.
Pensando nisso, é que o Calendário da Pastoral da Criança nos ajuda a vivenciar o ano todo essa campanha. Vamos fazer das frases do Calendário um motivo a mais para a missão de levar vida em abundância para todos.
O tempo litúrgico é um momento maravilhoso que nos anima em nossa caminhada de fé e atuação pastoral! São semanas em que podemos nos preparar para a Páscoa do Senhor, para a Ressurreição de Jesus e nossa também.
A Quaresma nos permite pensar em nossa conversão pessoal. Mudar muita coisa em nossas atitudes pessoais que não estão de acordo com a vontade de nosso Pai.
Mas o Documento de Aparecida nos fala de outra conversão: a conversão pastoral. Nesta Quaresma, precisamos também pensar nisto. Conversão pastoral é a gente mudar a nossa maneira de sermos missionários de acordo com a vontade de Deus. É a gente rever se o que estamos fazendo é a melhor maneira de se fazer. Será que nos atualizamos como líderes da Pastoral da Criança? Ou vamos nos repetindo e muitas vezes batendo cabeça e não mudamos nossa maneira de atuar junto às famílias?
Achei muito interessante o que o bispo Dom Sérgio, da Diocese de São Carlos escreveu no Jornal da Pastoral da Criança no mês de maio deste ano: “Precisamos rever nossos métodos de evangelização, de catequese, nossa maneira de chegar ao povo, sobretudo aos mais humildes. Precisamos, depois de tantos anos da conferência de Medellín, rever a nossa opção pelos pobres para que ela não se torne somente uma opção. Mas uma busca. Buscar o pobre, como o pastor busca a ovelha perdida.”
Aproveitemos esta Quaresma para mudar para melhor nossa maneira de acompanhar as famílias. Antes de visitar as nossas famílias, vamos dar uma olhada no nosso Guia do Líder para rever os pontos sobre os quais vamos conversar com as mães e com as gestantes. Assim, querido(a) líder, você estará sempre animado em sua missão de pastor e na sua vida não vai encontrar motivos para o desâmino e nem para abandonar a missão, pois foi o Senhor quem te chamou, quem te capacitou e quem lhe  envia sempre em missão, estará sempre com você. Esteja sempre junto com seus irmãos de missão, sempre junto com seu coordenador comunitário, paroquial, de área e de setor. Construa com eles uma equipe de trabalho. Assim, com a missão partilhada, daremos mais testemunho de uma Igreja-Comunhão.
Desta forma, o trabalho da Pastoral da Criança em sua comunidade estará sempre respondendo às necessidades das famílias acompanhadas e estará respondendo aos apelos de Deus para o nosso trabalho missionário.
Um abraço estimados líderes da Pastoral da Criança, coordenações, apoios, amigos e simpatizantes dessa querida e amada família .

Irmã Vera Lúcia Altoé

Nenhum comentário:

Postar um comentário