terça-feira, 28 de março de 2017

Dicas para as famílias economizarem água e fazer a diferença

A cultura do desperdício no Brasil é uma realidade. Compramos muito e não usamos tudo, produzimos lixo e mais lixo e ainda não nos acostumamos a separá-lo para a reciclagem. Demoramos horas no banho, lavamos calçadas com a mangueira porque acreditamos que nossa água nunca vai acabar... Ledo engano. Os noticiários dos últimos meses têm nos mostrado que o que nunca imaginávamos acontecer, como a seca na região Sudeste - vista antes uma imagem apenas do Nordeste do Brasil -, está virando uma realidade. A falta de gestão ambiental de qualidade, de uma educação socioambiental da população, a pouca preocupação com a gestão dos recursos hídricos por parte de alguns governante, aliadas a outras séries de razões, têm feito com que olhemos agora para a água como o que ela é: um recurso que tem fim.
Adultos devem ter clareza sobre o assunto; crianças devem ser ensinadas da importância da água para todo o ser humano; e governos devem se preocupar com a utilização excessiva de água pelas indústrias e agricultura, e com o correto descarte destes líquidos produzidos. A preservação depende de cada um. E em casa, ela pode ser feita a partir de métodos simples. Acompanhe:

chuveiro1. Registre o tempo que você deixa o chuveiro aberto: será que este tempo não poderia ser diminuído? Com isso, além de diminuir o consumo de água, você economiza na conta de luz.




torneira2. Abra a torneira somente no momento do enxague da louça, ou enxague os itens em duas bacias com água.




escova de dente3. Escove os dentes com a torneira fechada e utilizando apenas um copo de água.




limpeza chao4. Utilize a água da máquina de lavar roupa ou capte água da chuva para lavar o carro, calçadas e áreas externas da casa. Para evitar acidentes, lembre-se de ter cuidado com o fechamento desses reservatórios: o mosquito da dengue não pode ter acesso a água ou botar seus ovos, e as crianças não podem ter acesso a essa água. Isso pode ser perigoso.



encanamento5. Cuide para o encanamento da sua casa esteja sempre em ordem. Vazamentos podem custar caro no fim do mês se você não der a devida atenção a ele.




lixo6. Descarte lixo no local correto: no lixo. Não jogue na rua, ele pode entupir bueiros, causar alagamentos e poluir rios, além de virar um amontoado de sujeira que irá atrair bichos que podem causar doenças. E não esqueça de separar antes do descarte, se não há lixeira por perto, guarde o papel até encontrar uma. Se sua cidade não possui coleta seletiva, será que não está na hora da população se organizar e exigir isso dos governantes locais?


Quando a sociedade se organiza e busca, junto a instituições e em comunidade, soluções, os problemas tendem a se resolver muito mais rapidamente. Veja o exemplo de uma comunidade de Três Cachoeiras que, 20 anos atrás, se organizou e conseguiu a perfuração de um poço artesiano que atende, atualmente, quase 400 famílias que antes sofriam com a falta de água. Hoje são seis comunidades com o mesmo sistema. Quando há vontade de mudar, depende de cada um iniciá-la.
Fotos: 1 Cibele Renesto; 2 Jayne Shives; 3,4 e 6 Phtol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário